ESCREVER UMA OPORTUNIDADE DE EXPRESSÃO SEM IGUAL !!!!

Este espaço foi pensado a partir da experiência de retomar a escrita nesses tempos de quarentena devido a pandemia do COVID 19 e de repente me vi com vários textos prontos e algumas pessoas que leram acharam que deveria compartilha-los !!!! E minhas filhas também, sendo que uma delas teve a idéia do blog ser um espaço em que ambas poderiam também compartilhar seus escritos, já que filho de peixe peixinho é.

Assim, nasce escritos de mãe e filha de forma leve e totalmente despretensiosa, escreveremos sobre temas relacionados ao nosso dia, questões que nos inquietam, mobilizam outras que podem nos paralisar. Um momento de refexão em que esperamos compartlhar com vocês um pouco das nossas ideias e percepções do mundo, do ser humano e da vida.

A ideia é também estimular cada pessoa que entre em contato com nossos escritos a não apenas ler um texto, mas a pensar e repensar a cerca do tema em questão e porque não também desenvolver sua escrita.

Aqui segue o texto introdutório para que você possa conhecer um pouco sobre esta que deu início ao ato de retomar a escrita.

SOBRE ESCREVER

Maria Angela Boccara de Paula

03/04/2020

            Escrever para mim é uma oportunidade única de traduzir em palavras o que sinto, penso, mas principalmente o que acredito.

Acho que isso começou desde cedo, muito provavelmente porque tive ótimos professores de redação e literatura, fui estimulada em casa e na escola a ler bastante. E na adolescência escrever meus poemas era minha forma de dizer ao mundo o que sentia, mesmo que poucas pessoas conhecessem minhas poesias. Parei por muito tempo depois que me casei e tive filhos. Acho que parei de forma relativa, pois como fiz mestrado e doutorado, me dediquei aos escritos acadêmicos. Agora nesta fase da vida com mais de 50 anos, separada e vivendo esse período de quarentena devido a pandemia do coronavírus, me deparei com a vontade de retomar meus escritos.

Escrever tem sido um refúgio e uma manifestação da liberdade interior. Escrever sobre coisas do cotidiano, que me fazem pensar sobre diferentes questões atuais ou não, mas que me compõem é sensacional. Expressar sentimentos e opiniões é um dos maiores segredos para manutenção do equilíbrio psíquico, assim como a pintura, a dança dentre tantas outras possibilidades.

No eu caso escrever é como traduzir meu encanto pela vida de forma livre e sem as amarras da ciência. É uma grande chance de expressão que retomo com prazer neste momento de tantas angústias globais, do medo do incerto e do invisível, mas também de grande oportunidade de acessar o íntimo pessoal, de olhar para o seu centro, se perceber e dentro de suas possibilidades manifestar tudo aquilo que faz sentido, que te envolve, te mobiliza e gera emoção.

Escrever tem sido um momento de compor e narrar, buscando informações em determinados lugares da memória pouco acessados, de forma a traduzi-las em palavras, frases correlatas que façam sentido e gerem ideias e reflexões. Sim, reflexões, é isso que desejo alcançar, que as pessoas reflitam sobre temas da vida diária, que na verdade são GRANDES temas, que permeiam nossa existência e nossos anseios.

Esses dias ouvindo uma entrevista de um roteirista amigo uma frase me sou tão profundamente: Escrever pode salvar vidas!!!!! Fiquei encantada e corroboro com esta frase, é possível salvar vidas também pela escrita, quantas pessoas se sentem motivadas, estimuladas e encorajadas depois de lerem um livro, um ensaio ou de assistirem um filme, uma peça de teatro que foi escrita previamente. Que lindo isso nesses tempos de desânimo e de medo que vivemos. E assim, me motivo a cada dia a me dedicar a escrita de pequenos textos sobre temas diversos, me liberto e consequentemente auxilio pessoas a refletir sobre questões que talvez nunca tenham pensado muito a respeito.

E nesse movimento de busca interior e sua expressão, vou me reinventado a partir da minha história, dos meus momentos, das minhas certezas e das minhas incertezas, do meu medo e das minhas possibilidades, das minhas crenças e valores, esperando contribuir para que as pessoas se sintam mais próximas delas mesmas, sintam-se iguais, acolhidas e motivadas a seguir.

Publicado por Angela Boccara

Alguem que gosta muito de escrever !!!!! Enfermeira, professora, mãe, mulher, tia, irmã, filha, amiga.

4 comentários em “ESCREVER UMA OPORTUNIDADE DE EXPRESSÃO SEM IGUAL !!!!

  1. Professora, que ótimo poder retomar uma coisa que você gosta de fazer, escrever livremente! Acredito na escrita terapêutica e que ela nos ajuda a entender melhor nossos pensamentos e a própria vida… Sucesso para o blog!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: