SOBRE ATENÇÃO

Maria Angela Boccara de Paula

12/04/2020

Atenção, termo tão usual no nosso vocabulário, mas tão cheio de significados e interpretações.  Quando pensamos em atenção imediatamente algumas situações nos vem à mente, como prestar atenção em uma aula por exemplo ou algo relacionado a concessão de gentilezas, de seu tempo, da boa vontade para estar ao lado, para ouvir e até para advertir.

Atenção demanda concentração, estar presente e, extremamente conectado com alguma situação, momento, pessoa.

E como é maravilhoso estar atento a cada momento da existência, aprender a desenvolver a auto atenção é uma maneira muito interessante de perceber emoções, sentimentos e necessidades que se manifestam de diferentes maneiras. Parar para realmente olhar o que está acontecendo é tão importante para que você consiga identificar a origem dos efeitos e as verdadeiras causas. Ao identifica-las é possível, se você realmente desejar, mudar crenças destrutivas, limitantes que te fazem parar ou girar ao redor sem produzir novos resultados.

Ao aprender a desenvolver a auto atenção, gradativamente se conquista o auto amor, que é simplesmente fantástico e poderoso. Confiar em você e nas suas potencialidades te mobiliza para a ação, assim considero a atenção, elemento básico para que seja possível manter ou mudar o que quer que você deseje.

Desenvolver a atenção não é algo tão fácil, apesar de não ser complexo. Nos dias atuais, temos tantas demandas, tantas atribuições, tantas crenças advindas da cultura em que vivemos que por muito tempo não nos observamos e ligamos o piloto automático de forma a levar a vida da forma como o grupo em que vivemos quer. Por exemplo, a mulher por mais liberada que seja, ainda se cobra de coisas que muitas vezes não estão em seu íntimo, não são de sua real vontade, mas ……é assim que desejam que ela se comporte e continua a reproduzir papéis sem de fato prestar atenção ao significado daquilo para si mesma.  Colocações do tipo “é assim mesmo” é uma maneira de acreditar em algo que nem sempre é verdade, muitas vezes são apenas opiniões alheias que passamos a considerar verdadeiras para nós, sem prestar nenhuma atenção.

Desenvolver a habilidade de prestar atenção pode ser uma maneira muito, mas muito interessante de descobrir o que de fato existe de verdadeiro dentro de você, possibilitando mudanças internas e externas, de forma a contribuir para uma vida mais saudável por exemplo, mais leve, menos exigente com você e com os outros, enfim de se auto conhecer, se respeitar e principalmente se valorizar.

 Apesar de simples, não é nada fácil, as vezes podemos passar a vida toda sem desenvolver a auto atenção, mas se essa ficha cair em algum momento da sua estrada, não deixe a oportunidade passar. Sei que muitas vezes vai desanimar, como eu também já desanimei diversas vezes, mas a vida te trará situações que te exigirão esse obséquio e você sozinho ou, muitas vezes com a ajuda de outras pessoas, como amigos, mestres e terapias terá a oportunidade de decidir usar a atenção a seu favor e devagarinho, mas com persistência vai conseguir entender que não dá mais para fazer como sempre fez, que é hora de mudar, de acreditar, de fazer diferente e seguir.

Existem muitas formas de desenvolver a tal da atenção, na atualidade o tema da moda é “mindfulness”, ou atenção plena, concentração plena, eu a estou denominando aqui de auto atenção, pois acredito que se desenvolvermos a capacidade de dedicarmos cuidado, zelo, termos boa vontade com nós mesmos, seremos capazes de minimizar conflitos internos e, assim nos relacionarmos melhor com o mundo a nossa volta.

Publicado por Angela Boccara

Alguem que gosta muito de escrever !!!!! Enfermeira, professora, mãe, mulher, tia, irmã, filha, amiga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: