SOBRE RETROSPECTIVA

Maria Angela Boccara de Paula

22/05/2020

Muitos dizem que não devemos olhar para trás, que o que precisamos é somente olhar para a frente e seguir.

Eu realmente não concordo!!!! Considero o passado muito importante para ser simplesmente deixado de lado. Na verdade, acho que isso é impossível.

O que somos hoje é fruto do ontem e isso é inegável

Fazer retrospectivas ajuda a perceber melhor onde estamos, a entender processos, valorizar momentos e pessoas, perceber as dificuldades nossas e dos outros, vislumbrar novos caminhos.

 A bagagem pode ser mais leve ou mais pesada, mas é nossa, compõe o caminho percorrido até então e, não há como deixa-la num canto qualquer. Suas influências estão presentes no hoje e estarão no amanhã, de fato acredito nisso.

 Assim, respeitar o vivido é parte muito importante do caminho, acolher as escolhas e não julgar se faz necessário. Simplesmente olhar para trás, identificar a trajetória, aceitar os fatos e aí sim, seguir olhando para a frente, acreditando que é possível viver tudo que se desejar, sem menosprezar sua história.

Poder olhar para trás é um privilégio, conhecer as raízes, as origens, o caminho é tão forte, que nos faz capaz de captar o contexto atual e agir de forma a contribuir para que novos percursos sejam trilhados, de outras formas, não necessariamente melhores ou mais simples e fáceis, mas apenas de outra (s) forma (s).

  Acredito na importância das memórias, dos registros,  nos ajudam a compreender e é tão bom quando se entende o hoje, com base no ontem. Fazer retrospectivas nos dá a dimensão do trajeto, das dores e dos doces, das cores e dos nublados, dos brilhos e das noites escuras, mostra que nem tudo são flores sem espinhos, mas que mesmo assim, a vida se faz e se mantem em movimento, mesmo quando você se nega a olhar.

  Penso que olhar para trás sem apego é uma grande oportunidade que podemos nos dar de simplesmente  vislumbrar  tudo que te torna a pessoa que você é hoje. Nem sempre é fácil, simples e isento de dor, isso não é mesmo!!!! Mas é tão fantástico quando você se permite olhar sem julgar e, finalmente entende que tudo o que foi vivido faz parte, que tudo tem sentido e significado e principalmente é a sua contribuição para o mundo.

Quantas coisas podemos fazer a partir de agora? Com consciência daquilo que somos hoje, do potencial que temos e do tanto que ainda há para ser apreendido e aprendido.

Como é bom olhar para trás sem perder o foco no caminho e nas inúmeras possibilidades que se fazem presentes hoje. Viver o hoje em sua plenitude para que nossas retrospectivas sejam leves e plenas, para que possamos nos sentir bem ao ver o retrato das nossas vidas e que aqueles que por elas passaram tenham de alguma forma se beneficiado e possam compreender o seu hoje.

Sigamos !!!!!

Publicado por Angela Boccara

Alguem que gosta muito de escrever !!!!! Enfermeira, professora, mãe, mulher, tia, irmã, filha, amiga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: