SOBRE EXPERIÊNCIAS

Maria Angela Boccara de Paula

24/05/2020

No caminho muitas e muitas coisas acontecem, algumas fazem sentido para nós, outras nem nos importamos e não damos qualquer atenção. Acontece tanto todos os dias não é mesmo? Mas o que de fato mexe com você?

É na vivência do acontecido que podemos ter a EXPERIÊNCIA, entendida aqui como aquilo que de verdade nos toca, nos mobiliza, nos causa inquietação, prazer, desejo, alegria, tristeza.

Saber um tanto de coisas, ser altamente informado e/ou intelectualizado não garante o sabor da EXPERIÊNCIA. Ter poder, títulos, destaque também não.

A EXPERIÊNCIA é algo que tem o poder de te afetar de algum modo, deixando marcas, afetos, vestígios de sua passagem pela sua vida.

Para viver a EXPERIÊNCIA é preciso estar receptivo, aberto, se permitir estar exposto, em que a entrega se faz fundamental. A maneira como nos expomos também nos possibilita vivenciar cada experiência sob diferentes formas, sabendo que muitas e muitas vezes temos vulnerabilidades e riscos ao nos permitirmos provar, experimentar e fazer a passagem, a travessia, pois quando vivemos a EXPERIÊNCIA, estamos permitindo que algo nos aconteça.

E isso é possível quando paramos para olhar, perceber os detalhes, as nuances, a escuta acurada e presente, a atenção, a delicadeza, com paciência e dando espaço para que seja possível, aceitando o que quer que ocorra.

Quando aceitamos nos submeter de fato é certo que ocorrerá transformação. A EXPERIÊNCIA é formadora, capaz de nos derrubar, nos estilhaçar, nos apaixonar, nos remodelar. Está atrelada a emoções, as memórias, pois a experiência não é simplesmente o que ocorre, mas o que nos ocorre. Ela é singular, cada pessoa vive seu impacto de maneira individualizada, e nos permite nos apropriarmos da nossa existência.

Cada EXPERIÊNCIA é única, não é possível generalizá-la, nunca se tem a certeza de seus resultados, é imprevisível, mesmo que tudo indique sua presibilidade, por isso ela é tão especial, e demanda nossa total atenção.

É preciso estar inteiramente presente para aproveitá-la, permitindo as transformações e os saberes que advém dela. Não temos certezas, somente a EXPERIÊNCIA, e é preciso se permitir e se entregar.

Que possamos viver cada EXPERIÊNCIA na sua plenitude, apesar dos perigos que possam existir.

Foto por Artem Beliaikin em Pexels.com

Publicado por Angela Boccara

Alguem que gosta muito de escrever !!!!! Enfermeira, professora, mãe, mulher, tia, irmã, filha, amiga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: