SOBRE PERTENCER

Maria Angela Boccara de Paula

01/05/2020

Neste dia em que se comemora o dia do trabalho, em meio a uma pandemia nunca imaginada, com fechamento de estabelecimentos comercias, aeroportos, países, enfim estado de calamidade pública decretado e isolamento social, sendo uma estratégia muito importante para diminuir a propagação do vírus e a superlotação das instituições de saúde, o tema que motiva é o pertencer.

Pertencer diz respeito a fazer parte, ter relação com algo, alguém, algum lugar, tempo, espaço. Cada um nós pertence a um determinado conjunto, como a família, o grupo de amigos, o clube, a igreja,o trabalho.

 Ao fazer parte usufruímos de tudo o que diz respeito àquele conjunto, tanto as coisas positivas, negativas ou neutras.  Compor um grupo, uma equipe significa que nos comprometemos e nos co-responsabilizamos por tudo que acontece ali, mesmo quando algo parece não nos dizer respeito ou quando pensamos que não tivemos nenhum envolvimento com uma determinada situação. Como assim, muitos iram perguntar, eu não opinei, não fiz nenhum movimento, apenas me mantive no meu lugar. Pois é, esse não fazer com toda certeza também influencia no todo.

Pertencer diz respeito as peculiaridades, que por serem comuns aos membros desperta percepções, sentimentos e mobiliza elementos que conjugam diversas possibilidades e trazem o movimento da vida de forma a completar as lacunas do caminho. Pertencer relaciona-se a ser parte de domínios determinados e ter claro isso é tão importante, pois contribui para que os resultados sejam os melhores possíveis para o todo.

Quando excluímos ou nos sentimos excluídos, algo na engrenagem emperra, não funciona na sua melhor performance. Problemas surgem, mal entendidos acontecem com muitaaaaaa frequência, a comunicação é falha ou de fato não se estabelece e certamente bloqueios importantes acontecem.

Quando incluímos, aceitamos que algo ou alguém pertence fica mais fácil continuar, a exclusão limita, dificulta e por vezes até inviabiliza novas conquistas. Assim, entendo que mesmo não sendo tão fácil ou tão simples incluirmos, aceitarmos determinadas situações, conjecturas ou pessoas é necessário e importante nos esforçarmos para esta direção, lembrando que somos parte do todo, que não existimos em separado, que dependemos do outro para praticamente tudo nesta vida, só estamos aqui porque alguém nos incluiu, nos aceitou e portanto, temos responsabilidades pessoais e sociais, vez que somos integrantes e pertencemos a este universo que nos acolhe e nos recebe.

Publicado por Angela Boccara

Alguem que gosta muito de escrever !!!!! Enfermeira, professora, mãe, mulher, tia, irmã, filha, amiga.

3 comentários em “SOBRE PERTENCER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: