SOBRE HISTÓRIA e AFETOS

Maria Angela Boccara de Paula

28/05/2020

Acabei de receber uma mensagem de uma amiga de longa data dizendo assim: Ao ler este texto me lembrei de você falando sobre sua mãe. Era um escrito sobre costumes de uma família italiana, repleto de sabores e significados e em uma parte estava escrito onde tem história tem afeto. Amei e decide utiliza-la neste meu momento de escrita quase que diária, desde o início da quarentena no Brasil, devido a pandemia do COVID 19.

Concordo com a ideia!!!! Vez que a história é repleta de múltiplas realidades, interpretações, pontos de vista. Cada contador de história dá sua interpretação do vivido e isso é tão bonito!!!

É uma possibilidade de resgate, de sentir emoções, rever cenas e imagens na mente, transporta-las ao coração e até sentir cheiros e sabores, nem sempre agradáveis, mas com toda certeza uma grande oportunidade de saborear a experiência, em que o afeto se faz presente, já que do ponto de vista psicológico afeto diz respeito a sentimentos ou emoções em diferentes graus de complexidade.

E como é gostoso acessar sentimentos que nos remetem a história da nossa vida, da nossa família, da nossa profissão, cidade, país. Penso ser tão fundamental dividir as histórias com as crianças, com os jovens e com quem quiser participar. Sem conhecer o percurso já realizado, muitas vezes o caminho fica mais difícil, repetimos caminhos que já foram trilhados e que talvez não tenham dado muito certo, colocamos as mãos antes dos pés, falamos coisas sem sentido, podemos até agredir pessoas e, principalmente, acabamos não nos sentindo pertencentes e, portanto, podemos não atribuir a importância ou o valor a fatos e circunstâncias extremamente valiosos, que definiram e abriram a trilha para que uma estrada mais ampla possa ser percorrida por você e pelos seus de forma mais leve e tranquila.

Ao ouvir, ler ou até ver uma imagem ou um filme sobre a história, seja ela pessoal ou contextual é um momento também de reflexão individual, que pode te fazer viajar por lugares nunca imaginados e que com certeza te possibilitará, se não entender, ao menos ter referências que contribuam para nortear suas ideias, opiniões e ações.

Mobiliza afetos de quem conta e de quem recebe essas informações de maneiras diferentes sim, com toda certeza, somos seres únicos e, portanto, com modos diversos de ver e sentir o mundo e tudo que nos cerca, mas como é maravilho ter acesso a isso.

Penso que é por isso que a arte é tão importante para a humanidade, por meio dela é possível resgatar, retratar e contar tanto. O artista traz essa história completamente repleta de afetos, transborda por meio das cores, imagens, moldes, texturas e suas diferentes combinações. No teatro, televisão e no cinema, o ator/atriz transcende os limites do concreto e incorpora personagens que nos fazem acessar dimensões íntimas, só nossas. Que bárbaro tudo isso, não é mesmo?

Te convido então a te dar um tempo para rever suas memórias e quem sabe você se anime a contar as suas histórias, seja para um amigo ou grupo de amigos, na igreja, no campo profissional e especialmente no seu núcleo familiar. Estou certa que será inspirador para muitos, outros se surpreenderão com tantas coisas que não conheciam sobre você, sua profissão, suas conquistas, acertos, erros e aventuras.

E saiba os afetos estarão presentes em abundância porque onde tem história, tem muitossssssss afetos.

Publicado por Angela Boccara

Alguem que gosta muito de escrever !!!!! Enfermeira, professora, mãe, mulher, tia, irmã, filha, amiga.

2 comentários em “SOBRE HISTÓRIA e AFETOS

  1. Os afetos, os humores, os sabores… Toda forma de amor vale a pena: “Quem pode querer ser feliz se não for por um bem de amor!” ensina Abel Siiva… Desenho de Giz a música é linda… assim como o texto…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: