SOBRE SENSAÇÕES e REFEXÕES de HOJE

Maria Angela Boccara de Paula

19/05/2020

Entre idas e vindas, projetos, planos, realizações, sonhos, medos, rupturas, encontros e desencontros, sigo vivendo…..

 Sensações diferentes permeiam meu caminho neste período em que todo o mundo vive desafios nunca imaginados.

Notícias ruins invadem nossos televisores, celulares e computadores, e a incerteza dos dados e informações que recebemos ou aquelas que realmente não temos, nos deixam preocupados, inseguros e amedrontados, a incerteza que nos ronda é por vezes paralisante, mas do que de fato temos certeza?

Talvez somente a certeza de que tudo é incerto, mas mesmo assim continuamos a acreditar que podemos fazer com que as certezas existam, que vamos fazer planos, concretiza-los, que as coisas não mudarão e tudo será exatamente como sonhado e planejado.

A história da humanidade e a nossa história pessoal nos mostra que isso é uma ilusão, não existem certezas, nunca existiu e acho que nunca irá existir. Essa busca incessante pelo controle e pelo poder que o homem não se cansa de procurar, torna-se absurdamente desgastante e prejudicial. Impede que a vida flua em seu movimento delicado e certeiro.

Quantas e quantas vezes nos mantemos em posições indesejadas pelo medo ou até mesmo por comodidade para não sair da zona de conforto? Muitas vezes acabamos deixando a vida passar e não usufruímos das oportunidades que surgem, da saúde que a juventude propicia, do sol que brilha, do potencial que possuímos, do sonho tão desejado. A mudança pode ser maravilhosa, pode abrir portas, novas possibilidades, novos encontros e descobertas. Pode também revelar coisas que você desconhecia sobre o mundo ao seu redor ou sobre você mesmo, pode ser boa ou ruim, na verdade penso que não importa se o resultado foi ou não positivo, mas entendo a importância de como foi o processo.

Isso sim penso que é essencial, durante o processo quais foram os mecanismos utilizados para viver a mudança? São tantos os caminhos possíveis a serem seguidos, há momentos de grandes avanços e outros de retrocessos, elaborações e reelaborações constantes e recursos diversos podem ser necessários para a travessia.

Como exemplo nesta pandemia que estamos vivenciando quantos percursos você já fez? Quantas idas e vindas? Quantos questionamentos? Quantos……..

Quantas estratégias já utilizou para relaxar por exemplo? Yoga, rezar, meditação, exercícios físicos etc. Ou quantas coisas tem feito on line para não sair da sua rotina mesmo dentro de casa?  Novas formas de se relacionar com o trabalho, estudo, pessoas. O mundo virtual se tornou uma necessidade quase que vital, não é mesmo? Quantas mudanças, algumas inesperadas , outras nem tanto.

A incerteza financeira de muitos preocupa o mundo, a fome apavora, a violência doméstica ajusta, tantas questões sociais importantes se colocando de maneira mais e mais intensa nesses tempos, pedindo mudanças de paradigmas econômicos, políticos e sociais.

A pandemia gerou múltiplos movimentos, colocando o homem em postura de atenção e busca, mostrando a fragilidade e a incerteza da vida, a necessidade de reflexão, autocuidado e autoamor, mas sobretudo de mudanças na estrutura social global, exigindo criatividade, medidas efetivas e rápidas, mas sobretudo solidariedade e caridade.

É momento de agir de forma consciente e responsável, entendendo que as incertezas estão e estarão no caminho, mas é necessário seguir fazendo nosso melhor e acreditando que é possível contribuir para um mundo melhor.

E assim seguimos, vivendo……

Publicado por Angela Boccara

Alguem que gosta muito de escrever !!!!! Enfermeira, professora, mãe, mulher, tia, irmã, filha, amiga.

Um comentário em “SOBRE SENSAÇÕES e REFEXÕES de HOJE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: